21 de maio de 2008

Árabes se curvam aos cosméticos brasileiros

Feira realizada nos Emirados Árabes fecha US$ 8 milhões em negócios

A feira de cosméticos Beautyworld Middle East, realizada de 18 a 20 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes, rendeu US$ 680 mil para as 15 empresas brasileiras participantes, com possibilidade de negócios na ordem de US$ 8 milhões nos próximos 12 meses. Nesta edição, as fabricantes nacionais de cosméticos receberam cerca de 600 visitantes de todo o mundo para a prospecção de negócios.

“Algumas empresas consideram a Beautyworld Middle East a feira mais importante do ano, levando em conta o potencial do mercado do Oriente Médio e as oportunidades para os produtos brasileiros na região”, afirma João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), entidade que, em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), possibilitou a participação das empresas: Amazônia Natural, Betulla, Bonyplus, GUF Cosméticos, Kanechom, L’acqua di Fiori, Nazca, Neotrat, Never, Nunnat Cosmetics, Phytophilo, Quasar Esthétique, Skala, Sther Cosméticos e Vyvedas.

Segundo Alexandre Vasto, da Nunaat, esta foi a edição que rendeu melhores resultados desde a primeira participação da empresa na feira. “Acredito que há espaço para os produtos brasileiros no Oriente Médio, embora a pressão em relação aos preços seja muito forte. A Nunaat já exporta para a Arábia Saudita, Kwait e Egito e neste ano recebemos visitantes de países como Índia, Paquistão, Jordânia, Líbia, Iêmen, Egito e Irã” afirma ele, que já confirmou sua participação na feira em 2009.

Para Flávio Perim, da Kanechom, o stand recebeu mais clientes atuais do que novos contatos: “A feira foi positiva para consolidar negócios, já que possuímos um distribuidor só para a região do Golfo, responsável pelas exportações para a Arábia Saudita, Síria, Irã, Jordânia, Iêmen, Egito, Iraque e Emirados Árabes. Pretendemos iniciar em breve as operações da Kanechom no Líbano”.

Neste ano, a principal novidade do espaço dedicado às empresas brasileiras foi o Brazilian Lifestyle Lounge, uma área especial que reuniu diferentes setores da economia brasileira que desenvolvem parcerias com a Apex-Brasil, como roupas, calçados, jóias, música, café, gastronomia e artesanato. A idéia foi levar para a feira um pouco do conceito brasileiro de bem-estar, associado a projetos que agregam tecnologia e iniciativas socialmente e ambientalmente responsáveis. O espaço recebeu compradores, distribuidores, jornalistas e convidados, que puderam conhecer um pouco mais sobre os projetos de cada segmento, experimentando os produtos ou assistindo a vídeos institucionais.

Outro destaque do evento foi a participação no programa Beauty Queen, uma ação promocional criada pela organização da feira, na qual duas modelos elegantemente vestidas circularam pelos pavilhões exibindo lançamentos de alguns expositores. Integraram o projeto as empresas L’acqua di Fiori, Never, Nunaat e Skala. As modelos usaram vestidos exclusivos da estilista baiana Márcia Ganem.
De: Agência Anba
Fonte: Tribuna do Norte

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