6 de maio de 2008

Penteados do século XVIII em exposição

Este post vai especialmente para a Marininha lá de Portugal leitora do Blog. O Blog dela para quem quiser visitar é: http://historiasdeumaturmadeestetica.blogspot.com/ . Adorei!!! O Cosméticos...cosmetics...cosmetics está se internacionalizando!!!

Penteados do século XVIII em manequins vestidos com roupas atuais. É esta a proposta da exposição «À la manière do Século XVIII» de Tono Sanmartin que pode ser vista na Casa de Santa Maria em Cascais, até dia 15 de Julho.

Os penteados que normalmente se associam à corte de Maria Antonieta são recriados por Tono Sanmartin. O famoso estilista catalão partiu de gravuras francesas do século XVIII e a criou, a partir delas, penteados que são mais uma leitura dessa época do que uma cópia.

A extravagância destes cabelos, que são quase esculturas, associam-se, nesta exposição, a manequins de estrutura sintética vestidos com roupas actuais. O catalão Tono Sanmartin é conhecido pelos seus trabalhos originais, que já o levaram a ser galardoado duas vezes com o prémio mundial de estilismo avant-garde.

A importância que a cabeleira alcançou na Europa durante o século XVIII é inegável. Usada tanto por homens como por mulheres, era um adereço fundamental em cerimônias e nas ocasiões públicas. Garantiam pompa e altivez mas também eram sinônimos de requinte. A criatividade colocada nos cabelos pode ser comprovada também na forma como Tono Sanmartin elaborou os trabalhos que se encontram agora em exposição.

Esta é uma iniciativa da Fundação D. Luís I e do Instituto Valenciano de Arte Moderna e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. A entrada é livre e a exposição está aberta de Terça a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Um comentário:

ME disse...

Muito obrigada pela menção do nosso blog neste espaço tão rico em informação!!! Bem haja!!!!

 
BlogBlogs.Com.Br
Google