14 de maio de 2008

Cheiro de boas novas no ar


Você sabia que em menos de 1 segundo somos capazes de detectar inúmeras substâncias presentes no ar, em concentrações tão baixas que nenhuma máquina construída pelo homem detectaria?Enquanto os equipamentos de análise mais sensíveis detectam, na melhor das hipóteses, concentrações na ordem de fentogramas/g (fg/g - 1fg = 10-15g), o nariz humano é capaz de detectar com precisão até atogramas/g (ag/g - 1ag = 10-18g).


No livro AROMACOLOGIA, UMA CIÊNCIA DE MUITOS CHEIROS, lançamento da
Editora SENAC, Sonia Corazza vai, mais uma vez apresentar novidades que trarão benefícios práticos para sua vida. A inovação começa pela capa, aromatizada com uma mistura de essências aromacologicamente ativas, que vão estimular você a aprender em cada página lida.Aromacologia é um termo criado para descrever o conceito desenvolvido para o estudo das inter-relações entre Psicologia e Tecnologia de fragrâncias. A marca AROMA-CHOLOGY® foi registrada em 1989, pelo Sense of Smell Institute, formalmente conhecido como Fundação para Pesquisa do Olfato. A Aromacologia trabalha ativando determinadas áreas do sistema límbico e do hipotálamo, que controlam a maioria das funções vegetativas e endócrinas do corpo.

Aromacologia&Aromaterapia
Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar, Aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. A prática Aromaterápica utiliza as propriedades curativas dos óleos essenciais, cujas fontes naturais vegetais foram cultivadas, colhidas e processadas de forma a preservar determinados compostos químicos funcionais, para fins terapêuticos, explorando suas qualidades através da diluição em bases carreadoras adequadas.


A Aromacologia através dos tempos
As plantas e seus componentes, raízes, caules, folhas, flores e frutos, são usadas há muitos milênios pela humanidade, para fins religiosos e medicinais.Os egípcios consideravam o coração como o altar e o corpo como o templo da alma. O complexo processo de enfaixamento e mumificação, que incluía banhos com ungüentos, essências aromáticas e funções alquímicas, era executado durante 70 dias para preservar faraós e sacerdotes, preparando-os para a entrada no reino dos mortos. Os sarcófagos também eram aromatizados e processados cautelosamente; queimavam olíbano, ao nascer do sol, oferecendo ao deus sol, Rá, e mirra, ao anoitecer, para reverenciar a lua.O "Ervanário de Shen Nung", primeira farmacopéia chinesa, foi escrita por um imperador sábio, que viveu entre 3700 e 2600 a.C, preparava os extratos de ervas, chegando a fazer ensaios e análises da composição, dos efeitos e das propriedades dos extratos, para serem ministrados aos doentes, com as devidas precauções.E foi por volta do ano de 1200 que o rei Felipe Augusto II reconheceu a profissão de perfumista, concedendo a licença para a abertura de locais específicos destinados à comercialização de suas criações. Com essa abertura de incentivo, acontece a formação das primeiras escolas de estudo e trabalhos de prensagem, maceração e combinação de ingredientes para formular as composições olfativas.Importância da Aromacologia na atualidade


A Aromacologia foca alcançar os efeitos positivos causado pelos aromas em todo organismo, nas emoções e no humor, para trazer bem-estar e melhorar a qualidade de vida humana. Em paralelo, o tratamento terapêutico realizado através do emprego dos óleos essenciais deve sempre ser conduzido e orientado por um médico especialista, que avalia e acompanha o quadro de cada paciente, analisando-o dentro de uma abrangente visão, levando em consideração os aspectos físicos, mentais e emocionais de cada indivíduo.


Aromacologia & Beleza- Uma parceria de sucesso!
Os óleos essenciais possuem uma vasta gama de propriedades cosmetodinâmicas, que aliadas às matérias-primas e ingredientes convencionais, sinergizam efeitos a atividades funcionais de máximo interesse, tanto para a comunidade técnico-científica, como para o consumidor.É uma área de enorme interesse para a indústria cosmética e de perfumaria, que possibilita a criação de produtos e fragrâncias levando-se em conta as emoções, sensações e estímulos que se deseja vivenciar.Saiba mais em "AROMACOLOGIA, UMA CIÊNCIA DE MUITOS CHEIROS", lançamento da
Editora SENAC, Sonia Corazza.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google