27 de maio de 2008

Maquiagem fora do prazo de validade pode prejudicar a pele

Norma da Anvisa determina que cosméticos tragam informação na embalagem.
Produtos fechados podem durar, em média, dois anos.
Produtos de maquiagem com o prazo de validade vencido podem causar problemas à saúde. Uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que os cosméticos tenham, na embalagem, o prazo de validade.

O tempo de duração dos produtos deve ser rigorosamente testado antes de chegar ao consumidor. “O prazo de validade é o período no qual o produto mantém as características originais dele, como cor, odor e seu aspecto. Para determinar isso são feitos testes de estabilidade”, diz Tatiane de Santi, farmacêutica.

Com tanta variedade de produtos de beleza, fica até difícil escolher. Ainda assim, é importante ter cuidados com a saúde e, na hora de comprar, verificar o prazo de validade, tanto na embalagem externa quanto na embalagem interna do produto.

O prazo de validade é de, em média, dois anos para o produto fechado. Depois de aberto, o tempo de duração tolerável chega a seis meses.

Segundo especialistas, não dar importância a pequenos detalhes na hora da compra e uso da maquiagem e outros produtos de beleza pode causar incômodo. “Principalmente alergias e contaminação ou infecção por bactérias. A maquiagem vencida pode ser um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos, e que vão poder ocasionar infecções na pele e alergia, principalmente na região dos olhos, ou uma conjuntivite alérgica”, afirma Flávia Ohde, dermatologista.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google