4 de maio de 2008

Produtos de higiene e limpeza são reprovados em fiscalização

Falta quantitativa do produto e irregularidade na embalagem são as infrações

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) concluíram nesta semana o relatório da fiscalização de produtos de higiene e limpeza realizada em todo Estado durante o mês de abril. De um total de 4.409 itens com 22.045 unidades verificadas, foram reprovados e autuados 51 produtos por falta quantitativa do produto. Outros oito foram reprovados por irregularidade na embalagem.
No ano passado, de um total de 1.396 itens com 6.980 unidades verificadas, foram reprovados 18 produtos por falta quantitativa e três por erros na embalagem. De acordo com o gerente de Pré-Medidos, Sérgio Camargo, este ano houve um aumento no número de autuações provenientes de uma atuação mais ampla, já que as regionais de Maringá e Cascavel foram mais efetivas na fiscalização, além de haver maior diversificação nos itens verificados.
O trabalho de fiscalização foi realizado por técnicos da Gerência de Pré-Medidos dos cinco escritórios regionais do Ipem: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. Foram verificados, em 190 estabelecimentos visitados, xampus, cremes dentais, detergentes líquidos e em pó, águas sanitárias, sabões, sabonetes e cremes de barbear, entre outros artigos da mesma área.Os técnicos do Ipem visitaram os estabelecimentos comerciais para fazer, no local, pré-exames. Em alguns casos, os produtos são pesados na presença do proprietário ou representante da loja. Quando surgem indícios de irregularidade, são recolhidas amostras para exames em laboratório. Os proprietários ou representantes dos estabelecimentos comerciais são sempre convidados para o acompanhamento dos exames, no caso da constatação de alguma irregularidade na primeira aferição.
REPROVADOS - Foram reprovados os seguintes produtos: cera líquida vermelha Faz; condicionador ceramidas My Fair Vidal Life; esponja de aço Assolan; desinfetante original Sanol; condicionador coco nutritivo Suave; papel higiênico simples Zepel; palha de aço n° 0 Brillo; lava-louças clear Brisa; desinfetante água sanitária Mais por Menos (reprovado por falta quantitativa e erro na embalagem); desodorante antitranspirante D. Defense roll-on Speed Stick; e palitos para dente Gina; cera automotiva Limp Brilho; condicionador Cia da Natureza; gel fixador (branco) Maxxima; gel fixador (azul) Maxxima; gel fixador (azul) Viena; lava roupas Polwax; creme para rachaduras New Lance; lava louças (cereja) Alpes; lustra móveis Faccile; cera depilatória (vegetal) Depimiel; gel fixador (azul descolado) Rebelde; gel fixador Rebelde; creme capilar Francis; óleo de cenoura Enlace; máscara de argila (negra) Bel Soft; condicionador (cr.tratamento) Valor; gel fixador (amarelo) New Lance; e lava roupas Inteligente; estopa São Gabriel; amaciante de roupas Vem; pedra sanitária Flor de Pitanga Desolon; papel higiênico Daelle; papel higiênico Delicate; lava roupas Inteligente; amaciante de roupas floral Candura; algodão para limpeza em geral Limpi Brilha; estopa Resinorte; esponja de lã de aço Assolan; lava roupas Dia a Dia Suave Girando Sol; lava louças neutro Polwax; limpador líquido limão Sacy Maximus; detergente uso geral flores do campo Ájax; creme dental com flúor e cálcio Sorriso; creme dental com flúor e cálcio Star White; e brilha alumínio uva Brilhaluminio (por falta quantitativa e erro na embalagem); esponja de aço Assolan; creme dental menta suave Colgate; e creme dental Sorriso.
PESOS E MEDIDAS - Um dos principais aliados do consumidor, o Ipem é uma autarquia ligada à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e tem como missão atender às necessidades e expectativas dos clientes e da sociedade, no âmbito da metrologia e da qualidade de bens e serviços.
Entre as atividades, está verificar e fiscalizar instrumentos metrológicos e o emprego correto das unidades legais de medidas e respectivos símbolos, bem como a comercialização de produtos com a conformidade certificada compulsoriamente.
Cabe ao Ipem o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades dos produtos comercializados (aproximadamente 60 mil itens num supermercado de porte médio), correta indicação e posicionamento nas embalagens e observância das tolerâncias admitidas.
Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição ou medidas materializadas, além da fiscalização de produtos com a conformidade compulsoriamente avaliada nas áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente tais como, brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclistas e veículos usados no transporte de produtos perigosos.Também é da competência do instituto a fiscalização, no comércio, dos produtos com a conformidade regulamentada, tais como têxteis, dispositivos elétricos entre outros.
O Ipem possui poderes para interditar e apreender instrumentos ou produtos que se apresentarem em desacordo com as especificações legais.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google