14 de maio de 2008

Faça do alimento o seu medicamento e mantenha a sua beleza!!!

Lançamento da Ediouro reúne artigos da pesquisadora Jocelem Mastrodi Salgado sobre como a alimentação pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças O Pai da Medicina, Hipócrates, já dizia que o alimento deveria ser tratado como um instrumento para nossa saúde. No entanto, com o avanço desta ciência, nos distanciamos cada vez mais da premissa original. Com a descoberta de inúmeras substâncias industrializadas colocadas em comprimidos, injeções, xaropes, quase foi esquecido que o consumo de diversos alimentos pode evitar o uso de medicamentos e seus efeitos colaterais, com mais economia e saúde.

Gripe, dor de cabeça, diabetes, osteoporose, azia, constipação, insônia, doenças cardíacas, câncer e tantos outros assuntos compõem o livro Faça do Alimento o seu Medicamento – Previna doenças, da Dra. Jocelem Mastrodi Salgado, pesquisadora e professora titular de Nutrição Humana da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba), uma das maiores autoridades no assunto no hemisfério sul, e responsável pela introdução do conceito de alimento funcional no país.

Muita gente sabe dos efeitos do tomate para prevenir o câncer, da laranja como antioxidante, do abacate para o combate ao colesterol e dezenas de outros alimentos, mas desconhece a forma como devem ser consumidos, a proporção semanal e que problemas podem evitar. Mas a grande diferença deste livro é que toda a indicação é balizada por pesquisas.

A edição revista e atualizada da Ediouro chega ao mercado após vender mais de 80.000 exemplares. Os temas escolhidos são referência para prevenir problemas hereditários, tratar os crônicos e dar novo rumo à nutrição de toda a família, incorporando hábitos saudáveis ao reconhecer quais alimentos trazem mais benefícios para toda a vida de acordo com o histórico pessoal.
Como principal pesquisadora da área, Jocelem traz textos com o embasamento científico mais atual em todo o mundo, que comprovam os efeitos dos alimentos na redução de algumas doenças. Muitos são originários de pesquisas sob sua orientação. Seus estudos versam sobre as propriedades anticancerígenas, tais como redução do câncer de colo do útero na ingestão de componentes da soja e a importância do tomate para prevenir o câncer de próstata, redução do colesterol, aumento da imunidade, controle do diabetes, entre muitos outros.

A autora fala também do consumo preventivo e terapêutico de alguns alimentos e bebidas, como os efeitos positivos do chá verde para controle e prevenção do câncer, e as vantagens e os riscos da ingestão do vinho tinto. Para auxiliar o leitor no uso prático, ela contextualiza com fatos que favorecem o aparecimento de algumas doenças, suas incidências hereditárias ou o uso inadequado das dietas restritivas que podem prejudicar gravemente a saúde.

Os textos de Faça do Alimento o seu Medicamento – Previna doenças ganham um caráter de importante manual de saúde familiar. A autora traduz o conceito das pesquisas sobre as principais doenças que acometem os seres humanos e suas relações com a alimentação. Desde a importância dos alimentos para os recém-nascidos e a educação alimentar à fase de atenção e mudança dos hábitos dos adolescentes. Da suplementação energética para os praticantes de esportes à necessidade de fazer exercícios diários e se alimentar bem para projetar uma velhice saudável. Dos prejuízos do cigarro e do café nas interferências do seu sono à importância de relaxar e descansar.


Sobre a autora
Pesquisadora e professora titular de Nutrição Humana da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba), Dra. Jocelem Mastrodi Salgado é bastante conhecida da imprensa. Tem 30 anos de experiência no estudo da funcionalidade dos alimentos e também escreveu o livro Alimentos Inteligentes, da Prestígio Editorial. Sua dedicação ao assunto fez dela não somente uma professora especialista em alimentação. É, acima de tudo, uma pessoa preocupada em usar a sua profissão em prol de compromisso social para melhorar a vida das pessoas.

Foi pensando dessa forma que ela reestruturou a merenda escolar de cidades do interior, mudando o cardápio sem aumentar os custos. No Brasil, ela é a pioneira no estudo dos alimentos funcionais, aqueles que, além de nutrir o organismo, protegem contra determinadas doenças. Junto com sua equipe da Esalq-USP, criou o composto denominado Suprinutri para auxílio na alimentação de pessoas debilitadas, o que proporciona o aumento de meio quilo de peso por semana.

Ficha Técnica:
Livro: Faça do Alimento o seu Medicamento – Previna doenças Autor: Jocelem Mastrodi Salgado Nº de páginas: 208 Preço: R$ 29,90 www.ediouro.com.br Serviço de Atendimento ao Leitor: (21) 3882-8416

Fonte: Tacla Consultoria de Comunicação

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google