27 de maio de 2008

Empresas brasileiras somam US$ 8 milhões em negócios na Feira de Dubai

Com o apoio da ABIHPEC e da Apex-Brasil, empresas brasileiras de cosméticos encerraram participação na mais importante feira de beleza do Oriente Médio, reafirmando sua 3ª posição no mercado mundial.

Dubai - O volume de negócios realizados pelas empresas brasileiras de cosméticos na Beautyworld Middle East, ocorrida de 18 a 20 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes, atingiu o valor de US$ 680 mil e a estimativa para os próximos 12 meses é de US$ 8 milhões, informou hoje (24) a ABIHPEC.
Nesta edição da Feira, o Brasil recebeu cerca de 600 visitantes de todo o mundo para a prospecção de negócios.
Segundo João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a feira teve um crescimento considerável em espaço neste ano, demandando um tempo maior de visitação. “O público não aumentou proporcionalmente em quantidade, mas a qualidade dos visitantes foi elogiada pelos expositores. Algumas empresas consideram a Beautyworld Middle East a feira mais importante do ano, levando em conta o potencial do mercado do Oriente Médio e as oportunidades para os produtos brasileiros na região”, afirma Basilio.
Com o apoio da Apex-Brasil, a entidade possibilitou a participação das 15 empresas nacionais no evento: Amazônia Natural, Betulla, Bonyplus, GUF Cosméticos, Kanechom, L’acqua di Fiori, Nazca, Neotrat, Never, Nunnat Cosmetics, Phytophilo, Quasar Esthétique, Skala, Sther Cosméticos e Vyvedas.
“Em 2007, o Brasil reafirmou sua terceira colocação entre os maiores mercados consumidores de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, com uma aproximação cada vez maior do Japão, o segundo maior mercado. Com um faturamento de US$ 22,23 bilhões (preço ao consumidor), registramos um crescimento de 22,6% e já contabilizamos uma participação de 7,6% no market share mundial e 54% na América Latina”, completa Basilio, sobre a importância do Brasil no cenário internacional.
A principal novidade apresentada pela ABIHPEC nesta edição da Beautyworld Middle East foi o Brazilian Lifestyle Lounge, uma área especial que reuniu diferentes setores da economia brasileira que desenvolvem parcerias com a APEX-Brasil, como roupas, calçados, jóias, música, café, gastronomia e artesanato. A idéia foi levar à feira um pouco do conceito brasileiro de bem-estar, associado a projetos que agregam tecnologia e iniciativas socialmente e ambientalmente responsáveis. O espaço recebeu compradores, distribuidores, jornalistas e convidados, que puderam conhecer um pouco mais sobre os projetos de cada segmento, experimentando os produtos ou assistindo a vídeos institucionais.
Outro destaque ficou por conta da participação brasileira no programa Beauty Queen, uma ação promocional criada pela organização da feira, na qual duas modelos elegantemente vestidas circularam pelos pavilhões exibindo lançamentos de alguns expositores. Integraram o projeto as empresas L’acqua di Fiori, Never, Nunaat e Skala. As modelos usaram vestidos exclusivos da estilista baiana Márcia Ganem.
Segundo Alexandre Vasto, da Nunaat, esta edição da Beautyworld Middle East foi a que rendeu melhores resultados desde a primeira participação da empresa na feira. “Acredito que há espaço para os produtos brasileiros no Oriente Médio, embora a pressão em relação aos preços seja muito forte. A Nunaat já exporta para a Arábia Saudita, Kuait e Egito e neste ano recebemos visitantes de países como Índia, Paquistão, Jordânia, Líbia, Iêmen, Egito e Irã” afirma ele, que já confirmou sua participação na feira em 2009.
Para Flávio Perim, da Kanechom, o stand recebeu mais clientes atuais do que novos contatos: “A feira foi positiva para consolidar negócios, já que possuímos um distribuidor só para a região do Golfo, responsável pelas exportações para a Arábia Saudita, Síria, Irã, Jordânia, Iêmen, Egito, Iraque e Emirados Árabes. Pretendemos iniciar em breve as operações da Kanechom no Líbano”.
Marcos Stahl, da Betulla, que já participou da feira algumas vezes representando outras empresas, avalia que a visitação não foi tão expressiva como nos anos anteriores. Mesmo assim, conseguiu contatos de países como Irã, Turquia e Rússia, além de representantes de Dubai. A Betulla exporta para Portugal, Espanha, Paraguai, Bolívia, Angola e Cabo Verde e está em busca de um distribuidor local.
Roberta Mesquita, da L’acqua di Fiori, considera a Beautyworld Middle East a feira de negócios mais representativa do ano, já que a empresa exporta para o Oriente Médio há oito anos. “Temos um mercado relativamente consolidado e já somos procurados por redes de varejo interessadas em distribuir nossos produtos. Atualmente os perfumes da L’acqua são vendidos em países como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes e Omã”, completa Roberta. As informações são da ABIHPEC.
Fonte: Portugal Digital

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