6 de maio de 2008

Marca de cosméticos cria produtos a partir da gastronomia

Ana Tereza Bardella e Ana Paula Ramos Abrahamm acabam de lançar a C/Cosméticos, marca de beleza com produtos com ingredientes que atiçam também o paladar, entre os quais frutos brasileiros e especiarias. O primeiro ponto de venda da dupla fica no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

A gastronomia a serviço da beleza
O que faz uma banquinha de frutas, como aquelas das feiras livres, em um dos corredores do Shopping Iguatemi? Esta é a impressão que se tem ao se aproximar do recém-inaugurado corner da C/ Cosméticos. Aproximando-se ainda mais, o consumidor é invadido pelo cheiro (muito bom) de frutas e especiarias variadas.
Trata-se da marca criada por Ana Tereza Bardella e Ana Paula Ramos Abrahamm, que pensaram em uma linha de produtos de beleza a partir de misturas inusitadas de ingredientes gastronômicos. Ao passear pela banquinha, o consumidor se surpreende ainda mais. As embalagens se apropriam da indústria alimentícia. Uma embalagem de maionese, por exemplo, vira um simpático recipiente de sais de banho. Os sabonetes são envolvidos por saquinhos como aqueles usados para acondicionar condimentos.
“Para lançar esta linha pensamos que nada há de mais gostoso do que ir à feira de domingo, pegar uma bela fruta, provar seu sabor ali mesmo. Por isso, nosso quiosque tem jeito de banca de feira”, diz Ana Tereza. “Em nossas pesquisas para a criação da marca, percebemos que havia um mercado promissor para o setor. O mercado estava saturado, porém, de produtos que traziam como apelo a Amazônia. Para inovar, resolvemos brincar com a gastronomia.” Até na arquitetura do “corner” — desenvolvido pela equipe de arquitetura da Triptyque —, a dupla foi buscar inspiração na cultura alimentar das feiras livres. “Em vez de gavetas, resolvemos expor os produtos em caixas de frutas empilhadas, assim como na feira mesmo”, destaca Ana Tereza.
Nestas caixas empilhadas, o consumidor pode encontrar a linha de produtos C/ Cosméticos, que agrega 50 itens, sendo que 26 já chegaram ao mercado. São shampoos, condicionadores, sais de banho, velas aromáticas, esfoliante corporal, hidratante corporal, máscara capilar, sabonete em barra e líquido, sais de banho, home spray, creme de barbear e gel pós-barba. As combinações de ingredientes são identificadas assim que o cliente visualiza o produto nas gôndolas da C/Cosméticos. Em cada um dos produtos, as matérias-primas aparecem sempre em duo. Há um shampoo de canela com calêndula, um condicionador de coco com gergelim, espuma de banho de pêssego com ginseng, entre outros itens que misturam capim limão a mel, maçã verde a alecrim, baunilha com cacau, amêndoa e macadâmia. Tudo criado a partir de uma pesquisa da dupla, em parceria com o químico Arthur Gradim.
“As fórmulas buscam o cuidado diário da pele. A C/ se propõe a zelar por uma aparência saudável no dia-a-dia”, diz Ana Paula. Por isso a escolha criteriosa das matérias-primas. Ela conta que a marca nasce com proposta de despertar a consciência ambiental no cliente. “A empresa adotou uma postura ‘verde’, que está presente em todos os nossos processos administrativos e comerciais”, avisa Ana Paula. Essa consciência garantiu à grife o Selo Verde, proposto pela Max Ambiental, que criou a marca Carboneutro, a fim de identificar atividades, eventos, empreendimentos e empresas propensas a atitudes de neutralização da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). “A C/ Cosméticos adotou esta postura desde a elaboração do projeto e aplica a consciência ambiental em todos os processos administrativos e comerciais, neutralizando 11 toneladas por ano de carbono em suas operações”, garante Ana Paula.
A dupla conta que os dados da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD) foram relevantes para a criação da C/ Cosméticos. Conforme a entidade, o número de consumidores brasileiros na área de produtos de beleza ultrapassa os 80 milhões. Eles movimentam cerca de US$ 16 bilhões por ano. Os dados da Associação mostram que, em 2007, o Brasil chegou a ultrapassar a tradicional indústria de cosméticos francesa. E a estimativa de crescimento para 2008 deve ultrapassar a marca dos 10%. De olho em novas formas de atuação, as empresárias pretendem entrar no mercado também pelo e-commerce.
O site C/ Cosméticos já está em desenvolvimento e distribuirá a linha de produtos para todo o Brasil, avisam Ana Tereza e Ana Paula, que lançam, em breve, uma linha de perfumes, já para o dia dos namorados. Para tal, usam essências de chá verde e lichia.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google