6 de maio de 2008

Alunas da ESPM-RS no Desafio L'Oréal rumo a Paris

As s alunas da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS) Paula Waltrick, Raquel Pisetta e Ana Paula Rocha estarão no Rio de Janeiro a fim de participar da final brasileira do Desafio L'Oréal, no dia 5 de maio (segunda-feira). A equipe, que se chama To The Light House, vai enfrentar os representantes da ESPM-RJ e ESPM-SP sob a orientação do professor Roberto Salazar. Desta decisão, sairá o vencedor que defenderá a ESPM e o Brasil na finalíssima do dia 10 de junho em Paris. A parceria da L'Oréal, no País, é exclusiva com a ESPM. Portanto, não há a participação de nenhuma outra instituição nacional de ensino.

Salazar destaca que, além da possibilidade de ser finalista e viajar a Paris, enfrentando estudantes de outros 38 países, durante a apresentação dos projetos, é comum a L'Oréal e a sua agência de propaganda convidarem alunos para trabalharem nas empresas. "Trata-se de uma vivência inesquecível", resume Salazar.

As integrantes do To The Light House - amigas e colegas no oitavo semestre de Publicidade e Propaganda - vêem uma forma de aprender e colocar em prática todo conhecimento adquirido ao longo da faculdade. "O Desafio L'Oréal consiste em um campeonato, só que, em vez de usarmos suor físico, temos o suor mental. Vale o desafio, vale a inquietude de pensar a forma diferenciada que consideramos adequada a ser trabalhada pela marca. Vale a experiência. E esperamos alcançar The Lighthouse", afirmam as garotas. Uma curiosidade: a inspiração para o nome do time veio do livro homônimo de Virginia Woolf, publicado em 1927 e traduzido para o português como Rumo ao Farol.

A competição - O L'Oréal Brandstorm é uma competição lançada em 2004 que desafia os alunos no desenvolvimento de alguma marca do portfólio da empresa. A cada ano, é escolhida uma marca. Em 2008, a escolhida foi a Vichy, com a linha Capital Solei. Os grupos recebem um pré-case, trabalham na elaboração e fazem uma apresentação de 15 minutos para uma banca composta de colaboradores da L'Oréal, gerentes de produtos, diretores de Recursos Humanos, entre outros profissionais. Também participam representantes da agência que cuida da conta da Loreal. Atualmente, é a EURORSCG, uma das maiores do mundo em volume de negócios.

Os critérios de avaliação são consistência de análise (posicionamento do produto, tendências de mercado, resposta à demanda do consumidor, etc.); criatividade e novas propostas a linhas de produtos e serviços (conceitos, embalagens); publicidade e promoção (campanha de comunicação, plano de lançamento); abordagem estratégica (equilíbrio no portfólio de produtos, estratégia de mercado): e apresentação e espírito de equipe.

Fonte: www.revistafator.com.br

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