21 de maio de 2008

Niely foca mídia no Norte e Nordeste

A Niely Cosméticos, que tem sede no Rio de Janeiro, começa a olhar com mais interesse para as regiões Norte e Nordeste do País. Com produtos voltados para o público popular, a companhia aposta em uma investimento agressivo de mídia na região, o que inclui o patrocínios de eventos locais importantes, como o São João do Nordeste, que recebe um público de aproximadamente 100 mil pessoas a cada ano.
"O norte/nordeste pode chegar a 15% do faturamento da empresa num prazo de dois anos", afirma o gerente de marketing da Niely cosméticos, João de Freitas. "Com a nova estratégia, o objetivo é que chegue a pelo menos 25% num período mais longo", completa.
O executivo conta que para atingir o consumidor da região, a empresa levou em consideração a cultura e os costumes locais. "Há determinadas peculiaridades que precisam ser respeitadas. Não podemos falar com esse público da mesma forma que falamos com São Paulo e Rio de Janeiro", diz.
O investimento planejado para o marketing em 2008 supera os R$ 45 milhões, uma verba 21,6% maior do que a do ano passado. Freitas conta que os produtos de coloração vêm superando as expectativas de venda na região. A marca da companhia nesse segmento é a Cor&Ton, que hoje possui cerca de 8% de participação do mercado, em volume.
Para dar início ao avanço pelo Norte/Nordeste, cerca de 5% do faturamento da companhia será destinado para as ações de marketing na região. "Além disso há uma parte da verba que será um porcentual do faturamento da região, que será voltado para os pontos-de-venda e promoções regionais", afirma Freitas.
Atualmente, a Niely está na mídia com ações na Rede Globo, RedeTV, SBT, Rede Record e Band. "Além dos comerciais também temos as ações de merchandising em diferentes programas", diz.
A ação mais recente da companhia foi o patrocínio do programa Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo, no qual investiu uma verba de cerca de R$ 10 milhões. "Apesar de muitos terem considerado a edição a mais fraca de todas, a ação valeu muito à pena, com um retorno de 50% de aumento nas vendas dos produto Niely Gold - marca utilizada na ação - enquanto o programa esteve no ar", afirma Freitas.
No final do ano passado, a companhia lançou uma campanha publicitária protagonizada por Carolina Ferraz e o ator americano Richard Gere para o Niely Gold Orquídea, gravado em Nova York. O resultado foi um sucesso. Em geral as campanhas aumentam as vendas dos produtos entre 10% e 15% no período em que o anúncio é veiculado, desta vez o resultado superou todas as expectativas da empresa e as vendas do Niely Gold Orquídea subiram em média, 20%, em dois meses. Há alguns produtos, como o xampu, que é a porta de entrada da linha, em que as vendas chegaram a subir mais de 60%.
A Niely está há mais de 20 anos no mercado e produz cerca de 200 produtos nos segmentos de coloração, transformação, tratamento capilar e corporal.
Fonte: Gazeta Mercantil

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