5 de setembro de 2007

Unilever vai demitir entre 10.000 e 12.000 somente na Europa


ROTTERDAM, Holanda (AFP) — O gigante anglo-holandês de agroalimentos e cosméticos Unilever demitirá entre 10.000 e 12.000 funcionários na Europa, de um total de 20.000 no mundo inteiro, já anunciadas, indicaram nesta terça-feira fontes sindicais à AFP.


"Haverá de 10 a 12 mil cortes de emprego na Europa", ou seja um quarto dos efetivos europeus, frisaram fontes sindicais sob anonimato à AFP, ao final de um encontro entre a direção do grupo e seu comitê de empresa europeu.


Ouvida pela AFP, a direção da Unilever não quis comentar as informações. "A reunião foi concluída. Em toda caso, nós queremos, antes de mais nada, comunicar aos membros do pessoal", declarou Tanno Massar, porta-voz do grupo.


A direção havia anunciado no início de agosto o corte de 20.000 funcionários no mundo nos quatro próximos anos. Um plano parecido, porém, de 25.000 demissões, já havia sido lançado em 2000.


O grupo espera reduzir, assim, em 1,5 bilhão de euros por ano os custos com pessoal e operações até 2010.


"De 20 a 25 fábricas serão reestruturadas, reorganizadas ou inclusive fechadas na Europa", destacaram as fontes sindicais.


Por outro lado, a direção do grupo indicou, durante a reunião, a intenção de vender a marca de queijo Boursin, e ampliar sua colaboração com a americana Pepsi, para a fabricação dos chás gelados Lipton Ice Tea, segundo fontes sindicais.


A direção e o comitê de empresa se reunirão novamente em 24 de setembro, acrescentaram.
No dia seguinte, dia 25 de setembro, os sindicatos europeus do grupo se encontrarão para decidir eventuais ações contra a direção.


"Os detalhes do plano de demissões ea reorganização devem ser divulgados no fim do ano", declararam as fontes.


A Unilever, que produz principalmente o sabonete Dove, a mostarda Amora, os sorvetes Magnum e as sopas Knorr, é um dos três maiores grupos de agroalimentos do mundo, depois da Procter and Gamble e da Nestlé.


O grupo emprega cerca de 180 mil pessoas em todo o mundo.


Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google