10 de setembro de 2007

Make-up colorido para o verão 2008

Apesar do visual "cara lavada" ter conquistado as brasileiras nas últimas temporadas, a tendência para a próxima estação é aproveitar as cores e reviver os anos 80.
Sombras em tons verdes, máscaras para cílios que dão volume, batom vermelho e blush.Todos os itens têm novidades. A maquiagem, assim como a moda, se renova a cada temporada. Aproveite o lançamento das coleções para ir além e cuidar da pele. Fique atenta aos produtos com proteção solar, agentes anti-rugas e hidratação; sinta-os na pele antes de levá-los para casa.Corretivo e base são essenciais experimentar, porque a textura ideal vai uniformizar a pele. Não economize na qualidade desses produtos. No entanto, para não derreter com o calor da estação, prepare a pele lavando o rosto com água fria ou passando uma pedrinha de gelo. Isso ajuda a fechar os poros e "segurar" a maquiagem por mais tempo. Se usar base no rosto todo, estenda um pouco até o pescoço, para garantir uniformidade. Se preferir, espalhe na região T do rosto, que compreende testa, nariz e queixo.Agora sim, atenção aos olhos, foco dos principais lançamentos do mercado. Entre as opções estão azul intenso, roxo, lilás, laranja, salmão e verde. A aplicação pode se estender para camadas que misturam as cores fortes com tons clássicos ou ainda composições inusitadas, entre duas ou mais cores vibrantes. Apesar de liberado pela tendência, cada tom de pele vai ter sua melhor combinação. Outra dica para usar bem as cores fortes é aplicar tons da mesma família.As máscaras para cílios estão em alta. Elas arrematam o olhar. Se escolher uma cor metálica descarte a sombra com brilho. Repare, antes de comprar, que o pincel tem formatos diversos, prontos para separar, alongar ou dar volume aos cílios. Outra novidade é usar a máscara branca na parte inferior dos cílios, completando com preto na parte superior. Uma ginástica, mas o resultado é um olhar mais iluminado. Finalize com lápis na parte inferior dos olhos e esfumace.
COMPOSIÇÃO
No vai-e-vem das tendências, o blush retornou para ficar. As tonalidades vão do pêssego ao bronze. Uma pincelada garante aquele "visual saudável". Para não errar, suavize com uma esponja limpa. O blush precisa ser harmônico com toda a maquiagem. Se optar pelo look ligeiramente bronzeado, não se esqueça de um leve toque passando pelo nariz. A bochecha rosada, tipo bonequinha, não combina com olhar carregado. Já aquele visual básico do blush, que puxa mais para as laterais, ilumina a parte central do rosto.O batom é outro item essencial. Se você preferiu um olhar marcante, os lábios devem ser naturais. O vermelho é novamente o hit da estação, porém, se a escolha for esta, o restante da maquiagem deve ser básica. Bastam uma fina camada de delineador e a máscara de cílios. Apesar de o gloss não ser o centro das atenções, ele conquistou definitivamente as brasileiras. Continua sendo usado no verão, ainda que seja uma leve aplicação no centro.
MÁSCARAS PARA REFORÇAR O OLHAR
Adestrar lágrimas requer habilidade. Elas vêm, ops, quase escorregam, e voltam. Mas nem sempre dá para conter essa emoção. Os olhos se encharcam e aquela maquiagem, pensada para deixar você mais bonita, vai junto. Seu rosto acaba manchado por traços pretos que escorrem pelas bochechas, estragando tudo. Contra choro não há remédio, mas contra borrões de make-up existem os produtos à prova d'água. O mais comum e mais utilizado é a máscara para cílios. Seu uso, no entanto, não é uma unanimidade entre os profissionais. Há quem adote, aprove e recomende. A maioria, porém, sugere que os 'waterproof' fiquem restritos a ocasiões especiais. "Em um casamento, quando a pessoa pode vir a se emocionar, é super indicada. Mas é preciso ter cuidado, pois o uso diário pode grudar e quebrar os cílios", alerta o maquiador Théo Carias, do Self Make & Hair.Beto França, consultor da Avon na área de make-up, informa que há máscaras à prova d'água (a Avon tem na linha Color Trend) e outras resistentes à água (disponíveis na linha Avon Maquiagem). "As que são à prova d'água formam uma película nos cílios e ela não dissolve. Para a remoção é preciso um demaquilante específico, ou bifásicos, que tem uma composição à base de óleo. Já as resistentes à água têm maior fixação, não derrete na água, vai esfarelando. Não tem o perigo de borrar o rosto", diz. "Os produtos, como as máscaras de cílios, são feitos com matérias-primas não solúveis em água. Não há componentes nocivos", garante o engenheiro químico Carlos Alberto Trevisan, diretor da Associação Brasileira de Cosmetologia. Ele explica que, como maquiagem tem venda livre, sem prescrição, tudo é controlado pelos órgãos de saúde. "O importante é comprar de empresas idôneas", recomenda. Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, prefere as máscaras sem ser à prova d'água. "A maquiagem hoje em dia tem fixação excelente, não precisa ser à prova d'água. Se ela aplicar várias vezes, não vai sair. O pó também é um ótimo aliado, que segura a oleosidade", sugere. Se o choro for inevitável, a dica do expert é não passar máscara nos cílios inferiores. (Déborah Bresser) BOXE 1 DICAS MAQUIAGEM Os especialistas reforçam que maquiagem depende da personalidade da pessoa. Seja na rua, trabalho ou festa, o objetivo é sempre realçar o rosto. Um deslize e a mulher se sente exatamente como se tivesse escolhido uma roupa errada. Então, prepare o rosto antes, para a maquiagem durar mais, e siga a dica dos profissionais: Base: Testa, nariz e bochechas são as principais regiões para aplicá-la. Após passar com a mão, use uma esponja para espalhar bem. Se, mesmo assim, parecer artificial retire o excesso com um lencinho de papel.
Corretivo: Disfarça olheiras e imperfeições da pele, por isso espalhe bem o produto.
Pó Compacto: Pode se aplicado com esponja ou pincel grande. Passe para aveludar a pele. Atenção: base, pó e corretivo devem ser da mesma marca. A pigmentação igual garante uniformização.
Sombra: Se estiver usando mais de uma tonalidade, comece da mais clara para a escura. Olhos mais juntos podem ser disfarçados passando um tom mais claro no canto interno. Para negras, tons marrons, acobreados e dourados valorizam a cor da pele. Para peles claras, tons rosados e escuros.
Blush: Para afinar o rosto, aplique na diagonal, abaixo da maçã do rosto. Para uma coloração saudável, passe na horizontal, na maçã do rosto. Para pele negra use tons de vinho.
Batom: Fica bem melhor delineado com um lápis próprio, da mesma cor do batom.
Por Liliam Raña

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google