29 de setembro de 2007

Chá branco vira estrela como bebida e em cosméticos

Com exceção da água pura, os chás são a bebida mais consumida em todo o mundo. Celebrados há muito tempo no Oriente, espalharam-se para os países ocidentais -nas últimas duas décadas, o chá verde tornou-se a vedete entre eles. Agora, um "parente próximo" desse chá, muito apreciado no Japão, vem conquistando adeptos por aqui: na forma de bebida ou como componente de cosméticos, o chá branco começa a ganhar as prateleiras de lojas de produtos naturais e de beleza.

Conheça as características dos chás
O produto já está disponível em diversas versões. A loja Mundo Verde, por exemplo, vende um tipo em pó solúvel, instantâneo e que, segundo a nutricionista da casa, Flávia Moraes, mantém os princípios ativos da planta.


Já na Loja do Chá o produto causou correria. Segundo Carla Saueressig, proprietária da marca, o chá branco chegou às suas prateleiras no ano passado, mas sem qualquer alarde. Porém, bastou uma celebridade dizer que usava a bebida para emagrecer para ele virar uma febre. "Chegamos a ter mil pessoas em uma lista de espera para comprá-lo", diz Carla. Hoje, o chá branco atende à demanda -e de várias maneiras, puro ou com sabores de frutas.


Dermatologistas também indicam o uso do chá branco em cosméticos, pois ele teria propriedades calmantes, hidratantes e antialérgicas. Em um lançamento recente, a francesa L'Occitane aderiu à moda e fez uma linha limitada de hidratantes, sabonetes e perfumes à base de chá branco.


Propriedades
O chá branco é feito à base de uma planta procedente principalmente do sul da China e do norte da Índia. A planta leva o nome científico de Camellia sinensis. Essa mesma espécie dá origem a diversos chás, que variam de acordo com o tipo de cultivo, coleta, preparo e armazenamento das folhas.


Como o chá branco é feito com a planta menos processada, ele conserva mais suas propriedades, como as substâncias antioxidantes. Além disso, já é comprovado que, assim como o verde, ele é rico em polifenóis, em bioflavonóides e em catequinas (este último composto, um bom auxiliar para diminuir riscos de mau funcionamento celular). Contém também ácido fólico, potássio, manganês e vitaminas C, K, B1 e B2. Como toda bebida com alto teor de cafeína, o chá branco também acelera o metabolismo e ajuda a eliminar gordura corporal. Por isso, ficou famoso entre aqueles que querem perder peso.


Essas qualidades foram verificadas por um grande estudo dos chás originados pela Camellia sinensis feito em 2005 pelo Instituto Linus Pauling, ligado à Universidade do Oregon, nos EUA. As pesquisas mostraram que o chá branco também é um aliado para retardar o envelhecimento, pois tem um ativo importante, o tanino, responsável por baixar o colesterol "ruim", que bloqueia as artérias. Os pesquisadores sugeriram ainda que o consumo diário do chá branco, na quantidade de pelo menos três xícaras, reduziu de maneira relevante (em cerca de 11%) o risco de ataques cardíacos.


Mas os especialistas em metabolismo avisam que é melhor beber o chá apenas até as 18h -por causa da cafeína, ingeri-lo mais à noite pode causar insônia. "Além disso, o ideal é tomá-lo logo após o preparo, fervendo por no máximo três minutos, pois o ar destrói parte dos componentes ativos", diz Sylvana Braga, médica ortomolecular e reumatologista do Hospital das Clínicas, em São Paulo. "Usar água mineral, sem cloro, também é uma boa forma de aproveitar o chá branco", diz Carla Saueressig.


Fazer a infusão com água de torneira pode alterar sabor, aroma e propriedades do produto. Aliás, a hora de comprar o chá é decisiva: "É sempre bom preferir as folhas desidratadas aos saquinhos industrializados", completa Sylvana Braga. Assim, o sabor encorpado e adocicado do chá branco se mantém.


Por: Flávia Pegorin, colaboração para a Folha Fonte: www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google