29 de setembro de 2007

Mulher que fuma corre mais risco de ter acne

Mais um motivo para não fumar!!!

Quase metade das fumantes têm problema, contra só 10% das que não fumam. Cigarro parece atrapalhar proteção natural da pele que impede cravos.

Além de elevar o risco de outros males, como o câncer de pulmão, o fumo pode estimular o surgimento de acnes nas mulheres, segundo um estudo publicado hoje pela revista médica "British Journal of Dermatology".

A pesquisa, realizada por uma equipe de cientistas italianos, descobriu que as mulheres fumantes têm mais risco de sofrer desse problema do que as que não fumam. A análise, realizada com mil mulheres, revelou que 42,2% das fumantes desenvolveram acnes não-inflamatórias, em comparação com 10% das que não fumavam. Elaborado por uma equipe de pesquisadores do Instituto Dermatológico São Galicano, em Roma, o relatório indica que as fumantes que desenvolveram acne tinham a metade dos níveis de vitamina E (benéfica para a pele) das não-fumantes.

A acne não-inflamatória se caracteriza pela presença de poros fechados na pele e pequenos cravos, sem inflamação. O suposto vínculo entre o consumo de tabaco e a presença de acne sempre gerou controvérsias, porque são muitos os fatores que contribuem para a aparição de doenças cutâneas. Embora os autores do relatório admitam que a alteração hormonal, o estresse e fatores ocupacionais e ambientais também atuem no desenvolvimento da acne, eles concluem que as descobertas deveriam levar à inclusão da acne não-inflamatória entre as doenças cutâneas relacionadas ao fumo.


Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google