16 de setembro de 2007

Morre Anita Roddick, fundadora da rede de cosméticos Body Shop

Anita Roddick, fundadora da famosa rede de cosméticos britânica Body Shop, morreu aos 64 anos, anunciou em 10.09.07 sua família num comunicado divulgado no Reino Unido.

Segundo a nota, Roddick morreu nesta segunda-feira, às 17h30 (14h30 de Brasília), no Saint Richard's Hospital, em Chichester, sul da Inglaterra.

Vítima de uma "forte hemorragia cerebral", a empresária estava ao lado do marido, Gordon, e de suas filhas, Sam e Justine, na hora em que morreu.

Roddick foi internada ontem, depois de um desmaio e de se queixar de uma súbita dor de cabeça, diz o comunicado.

Em fevereiro, a fundadora da Body Shop havia revelado que sofria de hepatite C, doença com a qual foi diagnosticada depois exames de sangue de rotina.

"Não tinha nem idéia que carregava o vírus", disse Roddick na ocasião, quando também anunciou que a hepatite havia lhe causado uma cirrose.

Aparentemente, a empresária contraiu o vírus da doença numa transfusão sanguínea recebida quando deu à luz, em 1971, sua filha mais nova, Sam.

"Ter hepatite C significa que vivo com um senso mais aguçado da minha própria mortalidade, o que, de muitas maneiras, faz com que a vida seja mais intensa e imediata", comentou Roddick em fevereiro deste ano.

Filha de imigrantes italianos, a empresária ficou famosa graças ao sucesso da Body Shop, uma aventura empresarial que começou em 1976, com a abertura de uma modesta loja que vendia cosméticos à base de compostos naturais em Brighton, no sul da Inglaterra.

A companhia, que atualmente tem 2.000 estabelecimentos ao redor do mundo, foi comprada no ano passado pela L'Oréal, por US$ 652 milhões de libras (€ 978 milhões), embora continue conservando sua identidade britânica.

Ex-professora e funcionária da ONU em Genebra (Suíça), Roddick ganhou uma respeito e admiração em seu país por saber combinar ética e negócios.

Conhecida também por seu trabalho em defesa dos direitos humanos e da natureza, a empresária ganhou em 2003 o título de Dama do Império Britânico, distinção concedida pela rainha Elizabeth II .

Após o anúncio da sua morte, vários grupos e organizações, além do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, manifestaram seu pesar."Fiquei muito triste ao tomar conhecimento da morte de Anita Roddick", afirmou Brown, ao ressaltar que a empresária foi "uma das mais bem-sucedidas" do Reino Unido e "uma inspiração para as mulheres".

Já John Sauven, diretor-executivo do Greenpeace, lamentou o falecimento de Roddick, descrita como uma "mulher incrível" e uma "impressionante fonte de inspiração para aqueles que a rodeavam".

Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google