21 de outubro de 2007

Máquina do tempo o mais novo antirugas

Atual queridinho dos consultórios de dermatologia no mundo todo, o DMAE promete rejuvenescer, firmar e tonificar rosto e corpo da noite para o dia. O melhor? Ele pode ser usado em cremes e é encontrado no salmão.


Se você não tem a menor idéia do que seja o ácido dimetilaminoetanol — ou DMAE para os mais íntimos —, é hora de se informar, garota. Embora difícil de pronunciar, em pouco tempo de uso essa substância já é tão famosa quanto o botox. Motivos não faltam: até o momento, o DMAE é a única substância eficaz para acabar com a flacidez sob os olhos e do pescoço, além de fazer um lifting no rosto. “O creme também está sendo testado para combater a flacidez dos braços e na parte interna das coxas e levantar o bumbum”, diz a dermatologista Sônia Voss, de Santos (SP).

Encontrado naturalmente em peixes como o salmão, o DMAE simula a reação do neurotransmissor acetilcolina, substância que estrutura as fibras musculares no organismo. Com mais acetilcolina, os músculos ficam firmes e reduzindo a flacidez. “À medida que envelhecemos, a quantidade dessa substância no organismo diminui. O DMAE, ao que tudo indica, consegue repor o necessário”, diz a dermatologista Malba Bertino, do Recife (PE).

Os primeiros estudos sobre a sua eficácia dermatológica foram apresentados no 20¼ Congresso Mundial de Dermatologia, realizado em New Orleans, Estados Unidos. O médico americano Nicholas Perricone, que lançou o DMAE no mundo cosmético, defende que ele firma a pele. “Ainda não existem provas definitivas”, pondera a dermatologista Lúcia Arruda, de São Paulo (SP). “Observamos os efeitos da substância, mas não sabemos exatamente como ela age no organismo. Suspeita-se que o DMAE atue pela corrente sanguínea. Mas, ao atravessar a epiderme para atingir a derme e a hipoderme (camadas da pele onde há gordura e vasos sanguíneos), a substância acabaria se dispersando no sangue — antes de chegar em quantidade suficiente ao músculo”, complementa.

O uso cosmético do dimetilaminoetanol é recente. Até o fim dos anos 90, a substância era conhecida apenas como remédio neurológico. Seu potencial rejuvenescedor foi descoberto nos Estados Unidos — os pacientes que tomavam o medicamento apresentaram enrijecimento do pescoço e pele repuxada. Ao saber disso, Nicholas Perricone decidiu testá-lo em creme em seus pacientes. A substância aumentou o tônus dos músculos faciais, principalmente dos da região do pescoço e das pálpebras.

A ação tonificante da substância também foi testada pela dermatologista norte-americana Rachel Grossman, diretora da empresa Johnson&Johnson. Ela estudou a eficiência do cosmético Protient Actif Pure em 165 mulheres entre 35 e 60 anos. Metade do grupo usou o creme e a outra um placebo. Após 12 semanas, a turma que havia passado o DMAE apresentou tônus mais acentuado nas regiões dos olhos e do pescoço.

Embora os efeitos apareçam logo nas primeiras aplicações, os médicos afirmam que é necessário pelo menos quatro meses de tratamento para obter resultados consistentes. “A ação do creme é cumulativa: quanto mais for aplicado, mais intenso e duradouro será o efeito”, diz Susan Nettesheim, vice-presidente da área de pesquisa e desenvolvimento de produto da Johnson&Johnson. No exterior, o Protient Actif Pure é comercializado desde maio de 2001 pela grife francesa RoC, da Johnson&Johnson. O cosmético deve chegar ao Brasil até o mês que vem. Por enquanto, o DMAE é prescrito por dermatologistas e cirurgiões plásticos em forma de creme manipulado.

3 dias para acabar com suas rugas
Conheça a dieta do momento que promete sua pele jovem em apenas 72 horas

A proposta é realmente tentadora: três dias — sim, contados nos dedos — para reduzir as rugas, suavizar as bolsas sob os olhos, atacar a flacidez muscular, além de deixar a pele brilhante e viçosa. Tudo isso sem cirurgia, injeções ou peeling, apenas com uma dieta especial. Difícil de acreditar, não é? Mas quem fez garante que funciona — e as adeptas são mulheres lindas, eternamente jovens, como as atrizes Sharon Stone, Sandra Bullock, Cameron Diaz. O descobridor da ação cosmética do DMAE, Nicholas Perricone, garante ter encontrado, por meio da alimentação, a fórmula do ejuvenescimento imediato. Os resultados surpreendentes de 15 anos de estudos foram publicados no livro Rejuvenescimento Total (Editora Campus), já disponível no Brasil. Nos Estados Unidos, a obra virou uma febre: foram vendidos quase meio milhão de exemplares! Perricone defende que alguns alimentos desencadeiam processos inflamatórios nas células, dificultando sua renovação e envelhecendo a pele. Por outro lado, existem alimentos que fazem o contrário: defendem o organismo da ação antioxidante, responsável pelo desgaste celular. O cardápio elaborado pelo especialista traz refeições um tanto exóticas –— tem peixe até no café da manhã! A explicação é óbvia: Perricone elegeu o salmão como sua principal fonte de proteína (estão de fora leite e derivados), porque o peixe é riquíssimo em — adivinhe — DMAE! Pães, tortas, massas, bolos e doces terão de sair de férias do seu menu. Perricone, que também é membro da Academia Americana de Nutrição, defende que a ingestão desses alimentos e até mesmo de alguns vegetais como beterraba, milho, cenoura e batata está diretamente ligada à perda da elasticidade da pele. Segundo o especialista, eles liberam altas doses de glicose na corrente sanguínea, gerando radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Aqui vai uma recomendação importante para você aproveitar ao máximo o programa, chamado de Três Dias para um Face-lift: coma apenas o que estiver no cardápio. Esta dieta não deve ser seguida por mais de três dias por ser muito restritiva e relativamente calórica (são 2 000 calorias por dia). “Faltam carboidratos e alguns minerais, como cálcio, e sobram proteínas”, diz a diretora da Associação Paulista de Nutrição, Vanderlí Marchiori. “Se esse menu for adotado por muito mais tempo, seu organismo poderá apresentar sinais de fadiga, irritação e baixa no rendimento intelectual.” Para sua maior segurança, se quiser repetir o programa, dê um intervalo de pelo menos dois meses.

Por: Deise Garcia e Carla Conte
Fonte: http://boaforma.abril.uol.com.br

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google