25 de outubro de 2007

CAFEÍNA É REALMENTE EFICAZ CONTRA CELULITE

Um estudo científico publicado no Journal of cosmetic dermatology garante que a cafeína é uma importante aliada no combate à celulite. A substância natural é conhecida como um agente lipolítico, o que significa dizer que esse composto é capaz de quebrar gordura.

Devido às diversas controvérsias sobre a sua real eficácia, o estudo foi realizado na tentativa de averiguar os benefícios da aplicação de uma solução de cafeína a 7% nas regiões do corpo comumente afetadas pela celulite. Após 1 mês de tratamento, houve reduções na circunferência da coxa em mais de 80% dos pacientes e redução da circunferência do quadril em 67,7%. Além disso, os autores relataram que o fumo, bem como o consumo de álcool e atividades físicas regulares não estavam relacionados à redução de medidas observadas naqueles pacientes que aplicaram a solução de cafeína nas coxas e quadris.

Em média, uma xícara de café contém cem miligramas de cafeína. Já em uma xícara de chá ou num copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância.

A cafeína é a droga mais consumida no mundo e é encontrada em grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate. É possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. O seu valor nutricional está ligado apenas ao efeito excitante.

"A cafeína é um composto químico, classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas e que, além de atuar sobre o sistema nervoso central, aumenta a produção de suco gástrico, decorrente da alteração metabólica ocasionada pela mesma. Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta, mas é importante lembrar que a ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia", explica Maurício Pupo, consultor da Consulfarma e professor de Cosmetologia.

Fonte: www.segs.com.br
Por: Maria Alice Amoroso Nunes

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google