17 de outubro de 2007

Detectados batons com chumbo

Uma associação de consumidores norte-americanos denunciou que mais de metade de um conjunto de batons, à venda em diversas partes dos EUA, continham níveis «detectáveis» de chumbo.

A L`Oréal - umas das marcas referenciadas neste estudo nos EUA.

De acordo com o estudo da Campaign For Safe Cosmetics, «mais de metade dos 33 batons de marcas testados (61 por cento) continham níveis detectáveis de chumbo, com níveis entre os 0,03 a 0,65 ppm (partes por milhão)».

Apesar de nos EUA não haver limites fixados de chumbo para os batons, a associação realça que «um terço dos batons testados excedia o limite de 0,1 ppm fixado pela FDA (a agência norte-americana reguladora de produtos alimentares e medicamentos) para os doces - um padrão estabelecido para proteger crianças da ingestão directa de chumbo».

Na UE, a utilização de chumbo está vedada a produtos cosméticos e alimentares, já que existem riscos para a saúde, no caso de acumulação em doses elevadas deste metal no organismo.

Entre os produtos referenciados pela organização norte-americana encontram-se marcas como Cover Girl, Dior e L`Oréal.

A L'Oreal afirma que «a quantidade média de vestígios tecnicamente inevitáveis a que uma mulher seria exposta com o uso de cosméticos é 1.000 vezes menor do que a quantidade que ela obteria ao comer, respirar e beber a água que está em conformidade com os padrões de água da US Environmental Protection Agency[Agência para a Protecção do Ambiente dos EUA]».

A L`Oréal realça ainda que «os níveis de chumbo medidos no relatório Campaign for Safe Cosmetics estão muito abaixo do nível de consumo seguro estabelecido pelo World Health Organization (WHO) [Organização Mundial de Saúde] e os mais rigorosos padrões de segurança estabelecidos pelo California Prop 65 in the USA».

Fonte: www.portugaldiario.iol.pt

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google