13 de outubro de 2007

Estudo aponta as melhores empresas para líderes na América Latina e a NATURA encabeça a lista latino-americana

A Natura Cosméticos S.A. encabeça a lista latino-americana das Melhores Empresas para Líderes em 2007 e é a única empresa da região no ranking global das 20 melhores. O estudo foi patrocinado pela empresa global de serviços de recursos humanos, Hewitt Associates, em associação com o The RBL Group - empresa dedicada a ajudar os clientes a desenvolverem suas agendas estratégicas de recursos humanos - e a revista FORTUNE.

As Melhores Empresas para Líderes foram selecionadas e classificadas por um painel de juízes. A base de critérios inclui práticas de liderança, reputação da empresa, cultura e valores de liderança e funcionamento do negócio. A lista global das Melhores Empresas para Líderes está disponível na FORTUNE.com e também será publicada na revista, na edição de 1º de outubro. Esta edição estará disponível para o público a partir do dia 24 de setembro.

As cinco melhores empresas da América Latina, selecionadas pelo seu desenvolvimento de líderes, são: Natura Cosméticos S.A. (Brasil), Bancolombia (Colômbia), Cargill Inc. Latin América (Argentina), COPA Holding (Panamá) e Wal-Mart (México). A lista da região faz parte do estudo global das Melhores Empresas para Líderes, do qual participaram mais de 550 empresas em todo o mundo.

A Hewitt identificou uma característica dominante que separa as Melhores Empresas do restante: todas elas fazem da liderança uma parte imprescindível da estrutura organizacional da empresa. O estudo identificou que as práticas de liderança das Melhores Empresas Globais - sejam as da América do Norte, América Latina, Ásia - Pacífico ou Europa - são uma parte inerente da cultura, e que o desenvolvimento de futuros líderes é simplesmente uma maneira de atuar, a qual deve estar integrada com as atividades diárias do negócio.

Craig Bruce, líder da prática de Eficácia Organizacional e Talento da Hewitt Associates na América Latina, afirmou: “Em um mercado global, cada vez mais complexo, as empresas que desejam ser bem sucedidas devem tirar proveito do talento e desenvolver práticas de liderança que mantenham consistência em todo o mundo. Isto exige enfoque, paixão e compromisso com a liderança. Todas as Melhores Empresas para Líderes na América Latina não somente possuem estas características, como as têm incorporadas ao DNA da empresa. Mantendo as práticas de liderança corretas e os processos in-loco, um rígido foco no talento em todos os níveis e tendo um desejo contínuo de melhorar, as Melhores Empresas para Líderes possuem as culturas que cultivam e consolidam seu talento, e uma reputação como empresa bem sucedida”.

“Estas empresas demonstram um investimento significativo no desenvolvimento de uma imagem de liderança que as destaca. Elas possuem uma sólida reputação no desenvolvimento de líderes excepcionais, atendendo as expectativas de clientes e investidores”, disse Dave Ulrich, sócio e fundador do The RBL Group, e professor de Negócios na ‘Ross School of Business’.
Resultados da América LatinaNa América Latina, a pesquisa da Hewitt descobriu que muitas empresas têm estabelecido em seus fundamentos as práticas e os processos de liderança. Desde o diretor ao gerente geral, foi encontrado um enfoque apaixonado no talento e no desenvolvimento de líderes, com práticas personalizadas e adaptadas aos indivíduos com alto potencial.


Por meio de seu estudo, a Hewitt identificou cinco áreas fundamentais que separam as Melhores Empresas para Líderes Globais de outras empresas em todo o mundo:

Enfoque no crescimento e globalização - cerca de 70 por cento das Melhores Empresas identificaram o crescimento do negócio como o principal desafio nos próximos três a cinco anos, em comparação com aproximadamente a metade (51 por cento) do restante das empresas que participaram do estudo. Embora existam muitos assuntos prioritários que se interpõem entre si, as Melhores Empresas Globais olham além dos limites tradicionais para antecipar a próxima onda de expansão, enquanto se preparam ativamente para ela. As Melhores Empresas Globais identificaram a expansão para novos mercados como seu segundo maior desafio, seguido pela globalização e pressão de controlar os custos em terceiro lugar. Dedicação ao desenvolvimento de um banco de talentos global - a maioria das Melhores Empresas Globais (85 por cento) expressou que atualmente conta com o banco de talentos de que necessita para ter sucesso no futuro, em comparação com apenas 42 por cento do restante das empresas. “O sucesso futuro de uma organização está nas mãos de seus líderes, que estão capacitados a conduzir e dirigir uma empresa internacional, o que requer uma mentalidade de desenvolvimento”, afirmou Selva Arrues-Blum, líder regional do estudo ‘Melhores Empresas para Líderes 2007’ da Hewitt.

Os líderes das Melhores Empresas Globais entendem isso, e desafiam seus talentos a tomar novos rumos e/ou adquirir novas experiências - seja movendo-se para outro lugar, linha de negócio ou função, ou simplesmente assumindo maior responsabilidade. Além das tarefas formais, os líderes das Melhores Empresas Globais assumem um interesse pessoal e ativo em desenvolver e preparar a próxima geração de líderes com aconselhamento informal.

Uma estratégia de negócio atrelada ao desenvolvimento de líderes - a pesquisa da Hewitt revela que as Melhores Empresas Globais acreditam intensamente que a liderança deve estar alinhada as suas estratégias empresariais. A maioria (85 por cento) se assegura de que a seleção e o desenvolvimento de líderes estejam alinhados com suas estratégias empresariais, em comparação com apenas um terço (32 por cento) do restante das empresas. Além disso, 85 por cento das Melhores Empresas Globais afirmam que o desenvolvimento da liderança é prioridade para a alta gerência da organização, em comparação com apenas 45 por cento das demais empresas.

Um compromisso dos altos executivos com o desenvolvimento de líderes - conforme o estudo, os altos executivos das Melhores Empresas Globais, particularmente os CEOs, conduzem sua agenda de líderes e a quantidade de tempo investida diretamente em assuntos de liderança em todos os níveis - do conselho de administração até o primeiro nível de gerência - de modo perceptivelmente maior que em outras empresas.

Oitenta e cinco por cento dos altos executivos das Melhores Empresas Globais afirmam que investem pelo menos 20 por cento de seu tempo em iniciativas de desenvolvimento de liderança, em comparação com a metade (52 por cento) do restante das empresas participantes.
Uma expectativa clara dos comportamentos de liderança desejados - nas Melhores Empresas Globais, o uso de competências de liderança demonstra clareza sobre as expectativas de seus líderes. A maioria (85 por cento) acredita que os comportamentos de liderança desejados estão bem estabelecidos em todos os níveis da organização, em comparação com apenas 37 por cento das demais empresas.


Estes modelos de competências são aplicados de forma constante e consistente em toda a organização, e as expectativas são reforçadas por meio de múltiplos mecanismos, incluindo comunicação, gerenciamento do desempenho, remuneração, educação e seleção de talentos potenciais.

“As empresas globais de hoje enfrentam diversos desafios empresariais implacáveis - incluindo transformar-se em uma organização mais enxuta com um crescimento de dois dígitos em meio a uma intensa concorrência, acomodando dados demográficos e em uma arena global”, afirmou Bruce. “Atualmente, os líderes devem ter a capacidade de dirigir organizações complexas com alcance e escala global, demonstrar pensamento visionário, ter níveis mais elevados de ética e entender o negócio como um conjunto total”.

Por meio da nossa pesquisa, é evidente que as Melhores Empresas Globais possuem a liderança arraigada em cada aspecto do negócio - não é simplesmente outro assunto na lista de 'pendências'. Este modo de pensar diferencia uma empresa bem sucedida de uma empresa mal sucedida.

O estudo das Melhores Empresas para Líderes Globais se baseia em aproximadamente 550 organizações globais com uma média de 27.000 funcionários. Quase 70 por cento das empresas participantes têm faturamento igual ou superior a US$ 500 milhões.

A Hewitt, o The RBL Group e a revista FORTUNE utilizaram um processo de análise de três etapas para identificar as empresas finalistas. Isto incluiu a avaliação de respostas do questionário, condução de entrevistas abrangentes e análise do desempenho financeiro em relação ao setor. Estas informações foram fornecidas a um grupo de juízes especialistas em cada região para selecionar e classificar a lista das Melhores Empresas para Líderes 2007 na Ásia - Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte.

Um painel separado de juízes, integrado por um representante de cada painel regional, avaliou todas as Melhores Empresas regionais para selecionar e classificar a lista das Melhores Empresas para Líderes, resultando no seguinte ranking global:

1) General Electric (EUA)
2) Procter & Gamble (EUA)
3) Nokia (Finlândia)
4) Hindustan Unilever (Índia)
5) Capital One Financial (EUA)
6) General Mills (EUA)
7) McKinsey (EUA)
8) IBM (EUA)
9) BBVA (Espanha)
10) Infosys Technologies (Índia)
11) Inditex (Espanha)
12) Medtronic (EUA)
13) Eli Lilly (EUA)
14) McDonald’s (EUA)
15) Whirlpool (EUA)
16) Natura Cosméticos (Brasil)
17) GlaxoSmithKline (Inglaterra)
18) Austrália & New Zeland Banking Group (Austrália)
19) ICICI Bank (Índia)
20) WIPRO (Índia)

Fonte: www.convergenciadigital.com.br

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