4 de março de 2008

Beleza democrática

Existem inúmeros produtos de rejuvenescimento no mercado, inclusive um que cabe no seu orçamento

Conservar uma pele viçosa sem gastar muito pode significar uma equação sem solução. Mas não é bem assim. É claro que existem inúmeros produtos e procedimentos eficientes capazes de operar verdadeiros milagres, funcionando como aliados do rejuvenescimento, tendo, portanto, seus preços lá em cima.

Entretanto, esse fato não pode servir de empecilho para pessoas que não dispõem de recursos desistirem de cuidar da pele, até porque, além da estética, tem a questão da prevenção contra o câncer.

A dermatologista Maria de Lourdes Lopes orienta para os cuidados à partir dos 25 anos. “O kit básico é protetor solar e vitamina C. Quem não tem condição de pagar por um filtro mais caro, pode optar pelo Sundown, Nívea ou Boticário. Todos esses produtos são regulamentados pela Anvisa e pelo FDA (órgão americano que regulamenta a liberação de medicamentos)”, explica. O que ela não recomenda é o uso de filtros manipulados. “Os industrializados são preferíveis, pois não têm variação na sua efetividade se houver mudança de temperatura”, complementa.

Com o tempo, a pele muda, deixa de ter a maciez típica, ficando mais amadurecida. “Nessa fase é bom acrescentar produtos que estimulem o colágeno e a produção de ácido hialurônico para combater o envelhecimento”, declara a dermatologista, acrescentando em alguns casos substâncias firmadoras, como o ácido retinóico, glicólico e Demay, sempre associados aos clareadores. Em peles com rugas importantes, há necessidade de unir com tratamentos como laser e as toxinas.

E quem não pode investir em todo esse arsenal? A dermatologista sugere os cosmecêuticos. “Os cremes para rejuvenescimento têm uma ação na pele não tão forte como uma ação medicamentosa. Porém, conseguem clarear a pele, deixá-la mais fina e com viço”, diz a médica, que inclusive cita o Renil, da Avon, já que ele possui acido glicólico, mesmo que em dosagem baixa.

Proteção vai até o fator 30
Usar filtro solar com mais de 30 de proteção só faz você pagar mais pelo produto, pois o FDA só atesta até o fator 30 (que tem uma boa ação UVB e o UVA). “O que acontece com esses filtros intitulados 40, 50, 60, indo até 90, é a inserção de produtos mais grossos, resultando em uma camada mais sólida no rosto ou corpo. Assim funciona como barreira física. Em contrapartida, esses produtos adicionados são mais oleosos, podendo causar acne e alergias”, alerta a drª Maria de Lourdes.

Fonte: Correio da Bahia Por: Paula Magalhães

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google