26 de fevereiro de 2008

Projeto "Alagoas com a palma na mão" vai iniciar preparo do solo

A partir de março, o projeto "Alagoas com a palma na mão" será iniciado efetivamente. De acordo com a Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro Ltda (Camila), a coleta do solo já foi realizada e enviada para análise. O próximo passo será o preparo do terreno e a escolha das sementes - que serão doadas pela secretaria de Agricultura, no caso do município de Batalha, e compradas no que se refere a Major Izidoro, o que vai acontecer no início do mês de março.

Já na segunda quinzena de março será iniciado o plantio. Toda a mão-de-obra da lavoura ficará por conta dos produtores selecionados que serão devidamente capacitados para a tarefa. As colheitas deverão ser realizadas obedecendo ao sistema de produção, onde 30% do palmal deverá ser colhido e destinado à produção do farelo e a outra parte da palma cultivada deverá ser utilizada "in natura" e ofertada diariamente aos animais.


O projeto como um todo obedece a uma linha social e não se restringe ao cultivo da palma para alimentação de animais. As esposas dos produtores também terão a oportunidade de conhecer a culinária produzida com a palma, além de aprender a fazer cosméticos - shampoo e sabonete, usando a planta como base.

Além da Camila, apóiam o projeto o Sindileite/AL, Sebrae, Banco do Nordeste, Vale Dourado, Senar e Faeal também estão apoiando a iniciativa.

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google