26 de fevereiro de 2008

Pequenas empresas partem para franquias

É o caso das novas entrantes Akakia Brasil e Parallèle, assim como de empresas com mais tempo de existência, mas que estão passando por reestruturação. Fundadas respectivamente entre 2004 e 2005, Paralléle e Akakia montaram uma plano agressivo de crescimento para este ano e para os próximos, com a abertura de novas lojas e o início de atuação em novos segmentos, informou a Gazeta Mercantil.

Foram as sacolinhas nas mãos das clientes que estimularam a paulista Parallèle a entrar no segmento de maquiagem. Franqueados da empresa, que produz fragrâncias e cosméticos para o corpo, perceberam que as consumidoras que iam aos quiosques e lojas da marca também passavam, antes ou depois de comprarem na Parallèle, em lojas de concorrentes como Contém 1g e O Boticário para adquirir produtos que a marca não dispõe, como itens de maquiagem. 'Nossa expectativa é que a nova linha de maquiagem aumente as nossas vendas entre 25% e 30%, porque as pessoas passarão a parar para comprar uma coisa e comprarão também a outra', disse um dos sócios da companhia, João Vianna.

A empresa, que fatura hoje na casa dos R$ 6,8 milhões, investiu R$ 250 mil na nova linha, que contará inicialmente com dez produtos diferentes e 43 itens, entre batom, blush, gloss, pó facial, sombra individual, duo de sombras, base, máscara para cílios, lápis para os olhos e corretivo.

Há também estudos para a entrada em novos nichos, como o de tratamento de pele anti-sinais, informou Vianna, que fundou a Paralléle em 2004, quando deixou a Natura Cosméticos, onde havia entrado como trainee, para se juntar à Simon Levi, que trabalhava no ramo têxtil e se interessou pelo de cosméticos.

A empresa começou com uma loja própria e uma fábrica, ambas no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Produzia-se ali exclusivamente perfumes. 'Escolhemos inicialmente o segmento de fragrâncias porque é o que tem maior margem e o brasileiro tem um forte hábito de consumo', explicou Vianna. A empresa iniciou com quiosques dentro da loja de departamentos carioca Líder e em um segundo momento, em 2005, iniciou o contato com franqueados. Em 2006 a empresa aproveitou a onda do cosmético gourmet, com aromas de fruta e doce, e criou o Paralléle Gosti, que hoje responde por 25% das vendas. Atualmente a empresa possui 23 pontos de vendas e espera abrir mais 15 lojas em 2008.

Já a catarinense Akakia, que também atua no segmento de fragrâncias e hidratação para o corpo, criou em 2007 uma linha exclusiva para homens, focada no crescente interesse masculino por se cuidar. Para 2008, a empresa deverá lançar uma linha profissional de produtos para cuidados com a pele como redutor de medidas e anti-celulite, com foco nas clínicas estéticas, SPAs e cabelereiros.

Além disso, a empresa pretende aumentar em 40% o número de lojas franqueadas, das atuais 130 para 180, disse o presidente , Guilherme Jacob. Com isso, espera dobrar o faturamente, que fechou o ano passado em R$ 15 milhões. 'Entre 2008 e 2009 vamos focar a expansão nas regiões Norte e Nordeste, porque hoje as regiões Sul e Sudeste concentram 70% das nossas atividades', explicou.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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