28 de fevereiro de 2008

Fumo causa queda de cabelo

Atribui-se a causa da calvície à herança genética. Em parte isso é verdade, porém, nem todas as pessoas com histórico familiar sofrerão com a perda do cabelo. Os estressados, fumantes, sedentários, mal-humorados e os que se alimentam mal, podem ser alvo da calvície. Em recente pesquisa publicada no site www.regrowth.com, estudiosos do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Harvard demonstraram que o fumo pode desenvolver a dihidrotestosterona (DHT), o hormônio mais intimamente ligado à queda do cabelo.

De acordo com a pesquisa, além de outros hormônios androgênicos se apresentarem maiores nos fumantes, o DHT foi 13% maior nos fumantes. O estudo baseou-se em amostras de tecido de 1.241 homens de meia- idade escolhidos ao acaso, comparando os níveis hormonais de fumantes e não fumantes.

A pesquisa também ressalta que o fumo por si só não faz com que alguém não predisposto à queda de cabelo comece a perdê-los, tampouco parar de fumar seja uma medida preventiva, caso haja predisposição. Entretanto, de acordo com os dados divulgados, é possível que o fumo possa contribuir, e muito, para o ponto de partida para a calvície.

A alimentação ruim também pode desencadear o processo da perda capilar. O estudo apontou que os homens devem ter uma dieta rica em aminoácidos, proteínas, cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B. Com efeito, uma boa alimentação contribui para a nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo. O tricologista Eduardo Paez explica que se deve identificar a causa da queda de cabelo e a partir do diagnóstico encontrar o tratamento adequado. “Não existe a cura definitiva, mas, sim, procedimentos e tratamento que podem interromper os efeitos da calvície e o seu avanço”, garante.

Fonte: O Estado do Paraná

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
Google