4 de novembro de 2007

Essência exclusiva

O consumidor da atualidade já não se contenta com produtos massificados. Estes têm seu lugar garantido no mercado, é claro, mas um número cada vez maior de pessoas procura experiências personalizadas. Foi apostando nessa tendência que a empresa paulista Essenza Reale lançou o produto Perfume Sob Medida. Com base em um questionário respondido pelo cliente, a empresa cria uma essência exclusiva.


Segundo Mônica Lacerda, diretora comercial da empresa, a idéia surgiu a partir da observação de uma tendência mundial: no exterior, grifes tradicionais como Guerlain, Cartier e Jean Patou oferecem essências personalizadas a um custo que pode chegar a 50 mil euros. "Resolvemos fazer o mesmo por aqui, mas com preços mais adequados à nossa realidade", afirma a executiva. Mônica Lacerda: essências personalizadas em parceria com perfumista francês


Para o desenvolvimento das essências personalizadas, a companhia conta com a parceria do perfumista francês Jean Luc Morineau. É ele quem analisa o questionário e, a partir dele, prepara três essências diferentes. O cliente escolhe sua preferida e o perfume é produzido. Pelo preço de 1.500 reais, o consumidor recebe cinco frascos de 50 ml cada, acondicionados em uma caixa de madeira. A essência é armazenada pela empresa para futuros pedidos do cliente. "Cada essência é única, e não é vendida a ninguém além do cliente original", explica Mônica.


O questionário enviado aos clientes tem algumas perguntas objetivas (aromas preferidos, tipo de pele) e muitas subjetivas (local preferido para as férias, tipo de revista preferido, hobby, sonhos e desejos).


De acordo com Mônica Lacerda, as respostas servem para identificar a personalidade do consumidor e produzir uma essência de acordo com essa personalidade. "Se a pessoa é calma, uma essência mais agitada pode causar um conflito", afirma.



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