18 de setembro de 2007

Arsenal de combate ao envelhecimento

Para homens e mulheres vaidosos, a indústria cosmética não pára com os lançamentos.

Para homens e mulheres vaidosos, a indústria cosmética não pára com os lançamentos. Sim, a abordagem pode ser filosófica. Mas, definitivamente, o envelhecimento é considerado um vilão. E como nem todos entregam-se aos procedimentos cirúrgicos ou às intervenções de consultório, a indústria cosmética mundial investe bilhões de
dólares em pesquisa e novas formulações para conferir dignidade ao desejo de todos de salvar a pele.
As mulheres, claro, ainda são as mais visadas. Chega a ser covardia o número de lançamentos destinados ao público masculino, quando comparado aos delas. Marcas como a global Zirh, com DNA masculino, a queridinha de astros de Hollywood e operadores da City de Londres ou de Wall Street, são honrosas exceções da indústria. Mas o homem não tem mais vergonha de ter o próprio arsenal anti-idade (principalmente quando a textura é de soro, mais prático e leve que os cremes). E a vaidade com testosterona é explorada também pelo mercado editorial. Em seu recém-lançado livro, Como viver mais e melhor - só para homens , a empresária Cristiana Arcangeli, importadora de cosméticos e dona de rede de perfumarias, prega o envelhecer com dignidade: corpo forte, saúde de ferro e mente esperta.
A pele não pode ser esquecida. Ou dará impressão de desleixo. Cristiana explica o que é um peeling (provoca a descamação forçada da pele, claro que com o intuito de melhorá-la) e outros tratamentos de ponta. Bem como sugere a busca incansável dos seguintes ativos, na bula de cremes prontos ou manipulados: fahidróxiácidos (AHAS), os ácidos derivados de frutas, do leite e da cana; os poli-hidroxiácidos (PHas); o dimetilaminoetanol (mais conhecido como DMAE); vitaminas E, C e A (esta última, na forma tópica, pode ter várias apresentações, retinol e ácido retinóico, entre elas). São dicas lastreadas por especialistas, todos do sexo masculino, e depoimentos de quem assume mesmo a vaidade - ou pelo menos, não desdenha a si mesmo, cilada para a qual já alertava o filósofo e poeta francês Montagne. Na New Man, clínica aberta há dois meses em São Paulo, que consumiu R$ 4 milhões para oferecer de nutrição de preparo para maratonas a clareamento dentário, os tratamentos faciais já alcançaram a terceira posição, atrás apenas das terapias para perder a barriga e da depilação a laser no rosto e pescoço, providência de muitos em função do barbear complicado.
Os tratamentos mais procurados, além do botox e preenchimento cutâneo, são as máscaras - a de cobre confere tonicidade e atenua marcas de expressão - e o peeling diamantado, onde uma caneta com diamante na ponta minimiza as manchas e esfolia a camada mais superficial da epiderme. Ao contrário do pensamento feminino, nem todo sacrifício é válido nessa busca da beleza. "Homem não gosta de sentir dor", destaca Miguel Vietri, diretor e médico responsável pela clínica.

Por: Fabiana Gitsio Fonte: Gazeta Mercantil Fonte: www.gazeta.com.br

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